Como está seu copo financeiro,metade cheio ou metade vazio?
sábado, 18 de julho de 2015
O que é CDI?
que é? Para que serve?
CDI - Certificado de Depósito Interbancário
Como visto no artigo sobre a SELIC, o CDI tratado comummente no mercado como uma taxa, vem do nome dos títulos emitidos por instituições financeiras chamados CDI ( Certificados de Depósito Interbancário), esses títulos tem lastro em Títulos do Tesouro e são negociados exclusivamente entre as instituições financeiras a fim de sanarem os fluxos de caixas de curtíssimo prazo de uns bancos com os outros.
Esse sistema gera fluidez ao mercado financeiro pois quem tem excesso de depósitos em um dia cobre com recursos quem tem excesso de saques no mesmo.
Taxa de Referência ou taxa livre de risco
Assim sendo, a taxa cobrada pelos CDI, passou a ser utilizada como a taxa de referencia para todas as aplicações financeiras bem como todas as operações de crédito do sistema financeiro.
Isto porque o CDI é o custo paga pelos bancos quando pegam dinheiro emprestado ou o custo pago pelo empréstimo tomado de outros bancos.
E como os investimentos considerados mais seguros e simples do mercado são baseados nesta taxa, ela acabou sendo chamada de taxa livre de risco.
Por fim, quando você empresta dinheiro a um banco, através de uma operação chamada de CDB, você vai acabar ganhando um percentual do CDI, que varia entre 80% do CDI e 130% do CDI.
Resumindo-cê não investe no CDI e sim em: CDB’s, LCI’s / LCA’s, LC’s e etc. E estes investimentos rendem um “percentual do CDI”!DI como Benchmark para investimentos
Quando você faz um investimento, o desempenho de seu investimento vai ser sempre comparado ao CDI, pois como dito acima ela é a referência para investimentos.
Imaginando que você tenha um investimento que considera interessante e que o mesmo rendeu 0,9% naquele mês. Como saber se este investimento foi um bom investimento ou um mal investimento? Basta comparar com o CDI.o CDI para o mesmo mês foi de 1,00%. Quer dizer que o seu investimento rendeu somente 90% do CDI, ou seja, ficamos abaixo da meta que era igualar o CDI. Resumindo, a meta para qualquer investimento é “bater o CDI”, ou seja, receber 100% do CDI.
No gráfico abaixo, mostramos a comparação entre um Fundo de Crédito contra o CDI, repare que o fundo rende acima do CDI, e por isso sua Rentabilidade relativa é maior do que 100% do CDI. Clique aqui ou no gráfico para vê-lo atualizado!
CDI x Fundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário